Palestras sobre “Inovações Tecnológicas e a Prova no Processo Penal” marcaram a retomada do projeto InovAbracrim
“As Inovações Tecnológicas e a Prova no Processo Penal” foi o tema central das palestras da retomada do projeto InovAbracrim, promovido pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), no último dia 11 de julho. A nova temporada terá eventos online exclusivos para assoaciados e associadas todas as quintas-feiras., com temas sobre tecnologia, mundo digital, inovação, perícias forenses, entre outros que impactam diretamente o cotidiano da advocacia criminal brasileira.
O presidente nacional da Abracrim, Sheyner Asfóra, destaca que o primeiro evento online foi um sucesso e teve o apoio da Nogueira Peritos Associados, através da advogada e associada Márcia Nogueira que, também, estará contribuindo na formulação e organização das outras edições. “A Abracrim, sempre comprometida com o aperfeiçoamento da advocacia criminal, anuncia a retomada do projeto InovAbracrim – Tecnologia e Inovação com eventos semanais (todas as quintas-feiras) com abordagens às novas tecnologias, provas digitais, perícias forenses no âmbito eletrônico, inovações, entre outros temas correlatos que impactam o exercício da advocacia criminal. O InovAbracrim voltou!”, afirma.
Essa iniciativa se mostra necessária a teor do tópico VII da Carta de Vitória que a Abracrim firmou por ocasião do XIII Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal que tem a seguinte redação: ”O contraditório, no âmbito do processo penal digital, só se concretiza por meio da auditabilidade dos elementos probatórios digitais, que pressupõe a verificabilidade da integridade e autenticidade de tais elementos. Para tanto, é imperioso assegurar a paridade de armas desde a fase investigatória, garantindo à defesa a constituição de assistente técnico para funcionar a partir do momento em que as provas digitais são incorporadas no procedimento criminal”.