Presidência nacional da Abracrim parabeniza os desembargadores Ricardo Vital de Almeida e João Benedito da Silva pelo sucesso do II CIDESMA
O presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfóra, parabeniza o desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor da Escola Superior da Magistratura (ESMA), e o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito da Silva, pela dedicação e empenho na realização do II Congresso Internacional de Direito da Escola Superior da Magistratura (CIDESMA). O evento, encerrado na última sexta-feira (22), foi marcado por três dias de intensas atividades e contribuições significativas ao debate jurídico nacional e internacional.
Sob o tema “Abordagens multifocais do Direito sob a perspectiva da inovação e das garantias constitucionais”, o II CIDESMA reuniu especialistas do Brasil, Espanha e Portugal no Intermares Hall, em Cabedelo. A programação contou com conferências, minicursos, salas de interação acadêmica, apresentações de comunicações orais, videocasts e manifestações artísticas e culturais, promovendo discussões sobre temas contemporâneos e relevantes no âmbito jurídico.
A Abracrim foi uma das instituições convidadas para contribuir com esse importante evento e, pelo seu presidente nacional Sheyner Asfóra, atestou a excelência científica do congresso e o comprometimento de todos os envolvidos com o fortalecimento das garantias constitucionais. “Registro os parabéns e aplausos ao desembargador Ricardo Vital de Almeida pela excelência científica do congresso o que denota o seu comprometimento com a academia, com a valorização da cultura e com o fortalecimento das garantias constitucionais, além de primar pelo constante aprimoramento da atividade jurisdicional”, frisou o presidente Sheyner Asfóra.
Durante o encerramento, o desembargador Ricardo Vital de Almeida destacou o impacto acadêmico do evento. “Assim como o primeiro CIDESMA, este segundo congresso é a consagração do ideal de atualização acadêmica, nacional e internacional, abrindo as portas para universidades estrangeiras. Este evento atesta o que se pode realizar com uma equipe não apenas empenhada, mas vocacionada, tornando maior nosso Poder Judiciário”, afirmou o diretor da ESMA.
O desembargador João Benedito da Silva, por sua vez, ressaltou a relevância dos debates realizados durante o Congresso. “É preciso estudar mais para que possamos decidir melhor, prestar um serviço mais eficiente ao cidadão e cidadã que nos procura. Este evento foi uma oportunidade única de enriquecer nosso conhecimento e reflexão”, destacou o presidente do TJPB.
Entre os temas abordados, destacaram-se o uso da Inteligência Artificial no Direito, julgamentos sob a perspectiva de gênero, Direito Indígena, racismo estrutural, democracia e inclusão digital, e crimes cibernéticos. As discussões trouxeram uma perspectiva transdisciplinar, envolvendo áreas como antropologia e sociologia, o que conferiu ao evento um caráter inovador e plural.