Skip links

Presidente nacional da Abracrim faz registro para que a “advocacia criminal não seja afastada da tribuna sagrada” na última sessão do ano forense do TJPB

Na última sessão do ano forense da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfora, fez um pronunciamento contundente em defesa da valorização da advocacia no âmbito da Justiça. Em sua fala, o presidente destacou que a Resolução nº 591 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata de procedimentos e regras em processos judiciais, entrará em vigor em fevereiro de 2025 e, na oportunidade, chamou a atenção para que a advocacia não seja afastada da “tribuna sagrada” das Cortes de Justiça, enfatizando o papel essencial da defesa no equilíbrio do sistema de Justiça.

“Não afastem a advocacia desta tribuna sagrada. É preciso ouvir a voz do Ministério Público, da defesa e da magistratura, pois é na arena das Cortes de Justiça que todas as vozes crescem”, afirmou Sheyner Asfóra, evidenciando a necessidade da pluralidade e diálogo entre os diferentes atores do sistema judicial.

A manifestação do presidente da Abracrim reflete uma preocupação recorrente da classe advocatícia para que se garanta o direito da sustentação oral: garantir o espaço para que o direito de defesa seja exercido de forma plena e respeitada, preservando os pilares do Estado Democrático de Direito. O discurso de Sheyner Asfora ecoou como um chamado à reflexão para magistrados, promotores e advogados presentes, reforçando a ideia de que a harmonia entre as instituições é essencial para a construção de uma Justiça mais acessível, justa e equitativa.

Confira o vídeo neste link: https://www.instagram.com/reel/DDsHAKZPyJ-/?igsh=MWx6cHhscjIya3Vtag%3D%3D

X