Santa Catarina também terá Dia do Advogado Criminalista
O presidente da ABRACRIM-SC – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado de Santa Catarina, Hélio Rubens Brasil, acompanhou hoje, na Assembleia Legislativa, a apresentação do projeto de lei que deverá instituir a data de 2 de dezembro como o Dia do Advogado Criminalista no estado catarinense. O projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa e seguirá agora os trâmites para se tornar lei. Antes de ser votado em Plenário, o projeto será analisado na Comissão de Constituição e Justiça da casa. O projeto de lei é de autoria do deputado Natalino Lázare.
Para o presidente da ABRACRIM-SC, “a instituição do Dia do Advogado Criminalista é por demais simbólica. O advogado criminalista é a imagem primeira da Defesa, é imprescindível para a administração da Justiça. Dos profissionais da advocacia, notadamente nos últimos tempos, sem dúvida alguma, os que mais enfrentam as agruras do cotidiano são os que se dedicam à advocacia criminal”.
Justificando a importância do projeto de lei, Hélio Rubens Brasil afirmou que os advogados criminalistas estão cotidianamente “diante de atos arbitrários, violações de direitos de seus constituintes, de suas de prerrogativas profissionais, enfim, uma lista enorme de vicissitudes que outros colegas advogados não conhecem no seu dia a dia”. Por isso, na visão do advogado, a destinação da data de 2 de dezembro como o Dia do Advogado Criminalista é imperativa. “Em virtude dessa combatividade e em homenagem a esses abnegados profissionais, encaminhamos o Projeto de Lei, fazendo com que a data passe a integrar o calendário oficial de Santa Catarina, fortalecendo ainda mais nossa Instituição e o inalienável Direito de Defesa”, argumentou.