O GOLPE TÁ AÍ – Novo vazamento de dados expõe mais de 100 milhões de contas de celular, inclusive de Bolsonaro
Um novo vazamento de dados na internet pode ter exposto mais de 100 milhões de contas de celular neste mês de fevereiro, segundo o Dfndr Lab, da empresa de cibersegurança PSafe. Entre as informações vazadas, estão o número de celular do presidente Jair Bolsonaro e da apresentadora Fátima Bernardes. A informação foi divulgada inicialmente pelo site NeoFeed e confirmada pelo Estadão.
Segundo a PSafe, os dados estavam disponíveis para a compra na Dark Web desde o dia 03 de fevereiro deste ano, e incluía informações como CPF, número de celular, tipo de conta telefônica, minutos gastos em ligação e outros dados pessoais.
Ao todo, 102.828.814 contas foram vazadas e, a princípio, acredita-se que pertencem a usuários das operadoras Claro e Vivo. As duas empresas afirmaram, em nota ao NeoFeed, que desconhecem falhas no sistema e vazamento de informações de clientes das operadoras.
A situação movimentou o mundo jurídico e o advogado Luiz Augusto D’Urso, especialista em cibercrimes e presidente da Comissão Nacional de Cibercrimes da ABRACRIM, ressaltou que é importante redobrar a atenção aos golpes. “No dia seguinte do dia internacional da internet segura é anunciado esse novo vazamento, que pode parecer não muito grave, todavia, os golpes por ligações telefônicas e pelo WhatsApp têm se tornado os grandes vilões das fraudes na internet. Portanto, esse caso é gravíssimo e irá maximizar e piorar este cenário de golpes e descontrole na internet”, disse. Com informações do Infomoney.
Nannah Ribas
ABRACRIM NACIONAL