ESCRITOS DE MULHER – Brasil chegou a mais de 900 mil presos durante a Covid-19
Segundo dados do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgados pelo jornal O Globo “as doenças infecciosas foram responsáveis por 30% das mortes na população carcerária, seguidas pelas doenças do aparelho circulatório (22%), causas externas (12%) e as doenças do aparelho respiratório (10%)” “um expressivo excesso de mortes potencialmente evitáveis nas prisões, o que traduz importante desassistência e exclusão dessa população do Sistema Único de Saúde” “solturavírus”.
Nesse ínterim, a Covid-19 se disseminou pelo sistema prisional. Segundo o Depen, ao longo da pandemia foram verificadas 66.447 ocorrências da Covid-19, com 287 óbitos durante a pandemia — a surpresa é que se tenha prendido tanto apesar dela.
O tempo, porém, mostrou a ingenuidade desse pensamento.
***Artigo publicado no Conjur.
***Maíra Fernandes é advogada criminal, mestre em Direito pela UFRJ, especialista em Direitos Humanos pela mesma instituição, professora convidada da PUC-Rio e da FGV-Rio, vice-presidente da Abracrim-RJ e conselheira da OAB-RJ. Foi presidente do Conselho Penitenciário do Rio de Janeiro e coordenadora do Fórum Nacional de Conselhos Penitenciários.
https://www.gov.br/depen/pt-br/servicos/sisdepen
https://www.oas.org/pt/cidh/prensa/notas/2020/066.asp
https://www.covidnasprisoes.com/blog/de-olho-no-painel-do-depen-analise-de-informacoes-do-estado-sobre-a-covid19 – Para uma leitura completa do relatório “De Olho no Painel do Depen: Análise de Informações de Estado sobre a Covid-19 nas Prisões (2020 – 2021)”
https://www.cnj.jus.br/sistema-carcerario/covid-19/boletim-de-casos-obitos-e-vacinacao/
https://www.conjur.com.br/2021-out-25/opiniao-audiencias-custodia-covid-19-tortura
https://www.conjur.com.br/2021-jul-13/pandemia-justifica-dispensa-audiencia-custodia-tj-sp
https://portalbnmp.cnj.jus.br/#/estatisticas
https://www.conjur.com.br/2018-fev-20/supremo-concede-hc-coletivo-presas-gravidas-maes-criancas
https://www.conjur.com.br/2022-mai-03/terco-gravidas-seguem-presas-audiencia-custodia