Nota de Repúdio!
A ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, por proposta urgente da ABRACRIM-RO e ABRACRIM-PR, REPUDIA O COVARDE E ILEGAL ato praticado contra advogada em Curitiba, na manhã deste dia 12 de outubro.
A Advogada Carla Begnini Pinheiro, com mais de 26 anos de advocacia em Belo Horizonte e em Rondônia, foi presa em Curitiba, no livre exercício de sua profissão, ao atuar em situação de violência doméstica sofrida por vizinha do prédio onde estava passando o feriado.
Sob desculpa de “desacato à autoridade”, por legitimamente querer a advogada que constasse no boletim de ocorrência a realidade dos fatos, eis que no meio da narrativa para confecção do boletim de ocorrência, chegaram fatos novos e importantes, mas os policiais se negaram a incluí-los, sob a alegação de que ela não deveria querer “ensiná-los a trabalhar”.
Foi presa de pijamas e desnecessariamente algemada com as mãos para trás, diante dos seus filhos.
Negaram ainda a ela o direito de contatar qualquer familiar ou advogado ou OAB. Ela gritou para os filhos, já no interior da viatura, para que entrassem em contato com o marido em Rondônia (também advogado), que acionou a ABRACRIM, que, por sua vez, noticiou o ocorrido à OABPR.
Conforme relata em carta enviada à ABRACRIM logo após ser libertada, a advogada ficou na delegacia, algemada e com as mãos para trás, até que os representantes da ABRACRIM Thaise Mattar Assad e da OABPR Ygor Nasser Salmen chegassem e pedissem a retirada das algemas e tratamento condigno.
A advogada vitimada narrou o episódio como o maior constrangimento profissional de sua vida.
A ABRACRIM repudia da maneira mais firme e pede enérgicas providências da OABPR, de ordem civil e penal militar contra os responsáveis, inclusive público desagravo!
A advocacia brasileira que não se calou nas ditaduras, não se calará na democracia.
A advogada foi desrespeitada como profissional, como mãe (no dia da criança) e como mulher.
Ressalva-se que esta não é a postura comum da PMPR.
Curitiba, 12 de outubro de 2016.
Elias Mattar Assad
Presidente ABRACRIM Nacional
Alexandre Salomão
Presidente ABRACRIM-PR
Breno Mendes
Presidente ABRACRIM-RO
Deiber Magalhães Silva
Presidente ABRACRIM-MG