Skip links

Nota oficial da ABRACRIM em defesa do advogado Juarez Cirino dos Santos

A ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, por sua diretoria nacional, vem apresentar seu apoio ao Advogado Juarez Cirino dos Santos, em face de declarações que vêm sendo veiculadas pela imprensa, onde se pretende inculcar à população, equivocadamente, que a atuação profissional do advogado visaria provocar o Magistrado, no intuito de tentar afastá-lo do processo em julgamento.
Pessoas que desconhecem a função constitucional do advogado podem acabar por acreditar que o pleno e valoroso exercício da advocacia é um ato de afronta e desrespeito ao Juiz.
Não existe hierarquia entre Juiz, Promotor e Advogado!
O advogado deve, sempre que observar algum desvio praticado, imediatamente advertir a existência da ilegalidade e proceder de forma para que não seja ofendido o sagrado direito à defesa plena de seu cliente, conforme previsão constitucional.
Quando um presidente de Associação de Magistrados vem a público insinuar que tal proceder é um ato desesperado da defesa, ou uma tática defensiva para afastar um juiz de uma causa, não só demonstra o seu desconhecimento quanto à função do advogado, como, igualmente, revela seu desprezo às prerrogativas do direito de defesa.
O advogado Juarez Cirino dos Santos agiu com ênfase na defesa de seu cliente, e isso se exige de todo advogado.
Sua atuação se deu dentro do dever de urbanidade inerente ao exercício da advocacia.
Assim, a ABRACRIM vem apresentar o seu apoio à atuação ética e combativa apresentada pelo advogado de defesa, ofendido em virtude do pleno exercício do dever que é inerente ao advogado criminalista.
Belém, 15/12/2016.
Osvaldo Serrão
Presidente Nacional em exercício
Alexandre Salomão
ABRACRIM/APACRIMI-PR
Presidente

X