NOTA DE REPÚDIO à manifestação do Presidente da Associação do MPRS
NOTA DE REPÚDIO
A ABRACRIM, por seu Presidente Nacional, vem a público repudiar a manifestação ofensiva e despropositada feita pelo Senhor Promotor de Justiça Sérgio Hiane Harris, presidente da Associação do Ministério Público do RS, o qual, imiscuindo-se inadequadamente em assunto que lhe não diz respeito, rompeu com uma tradição histórica de mútua cordialidade entre as duas instituições, sempre protagonistas na defesa dos interesses da cidadania.
Nesta mesma nota, a ABRACRIM vem a público elogiar a resposta do Presidente da Seccional da OAB-RS, Dr. Ricardo Breier, o qual, usando o melhor de nosso idioma, em linguagem polida, como deve atuar um representante que está à altura do cargo, apenas expressa a necessidade de a Ordem dos Advogados lutar para prevenir e punir os excessos praticados contra as prerrogativas. Nada além disto.
Quando o exercício do direito de representação e de luta pelos direitos dos advogados recebe de um Presidente de Associação do Ministério Público uma manifestação intempestiva e marcada pelo destempero, como houve, surge a prova maior de que somente uma lei que criminalize a violação das prerrogativas é que poderá impor o respeito devido e o equilíbrio necessário para o exercício da advocacia.
A lei é sempre o limite ao intolerante. O problema, não é existência dela e sim a lamentável necessidade da sua força contra quem insiste em desrespeitar os interesses da cidadania brasileira.
Avante Presidente Ricardo Breier, da OAB-RS.
Curitiba, 06/09/2017.
ELIAS MATTAR ASSAD
Presidente da ABRACRIM