Nota de repúdio pela notícia ofensiva à dignidade da advocacia
Na data de hoje (10/05/18) a direção da ABRACRIM-RJ tomou conhecimento de uma manifestação jornalística de conteúdo preconceituoso e discriminatório, ofensiva à dignidade da nossa classe.
Quando o Jornal Estadão publicou que “França nomeia advogado de Nem da Rocinha”, está estigmatizando o advogado criminalista Jaime Fusco, associado da ABRACRIM-RJ, por sua atuação perante um dos seus clientes.
A qualidade de advogado, sua conduta e respeitabilidade, não estão relacionadas às imputações dirigidas aos seus clientes, não se podendo criar confusão, maliciosamente, entre as figuras do advogado e seu constituinte.
O advogado defende a quem precisa de defesa, desempenhando atividade essencial à administração da justiça, nos termos do artigo 133 da Constituição Federal, não importando qualquer referência ao cliente, pois o julgamento cabe somente à autoridade judiciária, nem ao advogado e muito menos à imprensa.
Em paralelo, lamentamos o fato da imprensa, através de incontáveis jornalistas, insistirem em rotular parte da advocacia criminal, como se fossem “advogados de bandidos”, esquecendo-se que é essa mesma advocacia criminal que não se furta às defesas de qualquer cidadão, rico ou pobre, dono de jornal ou presidente da república, pois sem o exercício do direito constitucional à defesa, sequer subsiste acusação.
Essa mesma imprensa não costuma lançar mão deste tipo de rotulação aos advogados da Lava Jato, por exemplo, demonstrando que a estigmatização seletiva é um sintoma de um jornalismo subdesenvolvido e muito pouco profissional, verdadeiro desserviço à sociedade.
Advogados e tantos outros profissionais liberais não podem ser avaliados ou rotulados por características dos seus clientes, mas sim, por suas próprias qualidades, tais como capacidade técnica, comportamento ético, postura de urbanidade, adjetivos que sobram ao Dr. Fusco.
Reitere-se o mais veemente repúdio da ABRACRIM-RJ à forma de veiculação daquela notícia, com a seletiva discriminação de um advogado que defende por vocação e profissão, merecendo o Dr. Jaime Fusco nosso incondicional apoio e, minimamente, uma retratação daquele veículo de mídia.
James Walker Júnior
ABRACRIM-RJ
Presidente