Skip links

​NOTA DE REPÚDIO – 15/09/2020

NOTA DE REPÚDIO

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – ABRACRIMvem manifestar seu Repúdio ao veículo de comunicação S2 Notícias do município de Barra Bonita, Estado de São Paulo, pelas menções realizadas à pessoa do seu Presidente Estadual, Dr. Antonio Aparecido Belarmino Júnior.

Nesta data de 15 de setembro de 2020, o Presidente Estadual, exercendo seu ministério privado da advocacia, acompanhou uma operação policial, atuando nas costumeiras balizas da eticidade e legalidade. Entretanto, com viés de macular a pessoa do Presidente e da advocacia, e ainda de seu irmão e também advogado, ex-prefeito do Munícipio de Barra Bonita, o veículo de comunicação S2 Notícias”, de propriedade de um vereador de Barra Bonita, associou osAdvogados Antônio Belarmino e Caio Belarmino, irmãos do ex-prefeito Guilherme Belarmino à pessoa do seu assistido, de forma absolutamente espúria, desnecessária e alheia aos padrões jornalísticos adequados. O viés político da matéria fica justamente demonstrado pela expressa negação do repórter quanto a qualquer relação política das informações transmitidas.

Nesse sentido, a informação (razão unívoca de ser de uma imprensa séria) ganha contornos de deformação, eis que, no teor dado à matéria,há, sim, uma verdade: O Dr. Antônio Aparecido Belarmino Júnior lá estava trabalhando, no escorreito exercício de sua profissão, sendo que sua reputação, ética e trabalho são parâmetros e espelho para a advocacia. Todavia, jamais serão toleradas quaisquer tentativas de distorções, ilações e associações maldosas dessa verdade, como as que estão presentes nasentrelinhas perniciosas e aviltantes da matéria.

Em salvaguarda da advocacia, mas também do fundamental papel da boa imprensa que é maculada em episódios como este, manifestamos aqui a mais absoluta irresignação diante do conteúdo da matéria, sendo certo que a pior forma de mentira é aquela que busca distorcer averdade, ou, nos dizeres imortalizados de Willian Blake: Uma verdade que é dita com má intenção derrota todas as mentiras que possamos inventar.

A ABRACRIM ressalta que o advogado é inviolavel conforme preceitua o Artigo 133 da Constituição Federal, ADVOGADO não possui envolvimento com cliente, advogado não é parte, advogado atua junto a Lei, pela aplicação justa e correta e pela preservação do Estado Democrático de Direito.

A ABRACRIM se solidariza à pessoa de seu Presidente Estadual Dr. Antonio Aparecido Belarmino Júnior e repudia de forma veemente qualquer tentativa de criminalização da advocacia, de violação das prerrogativas profissionais e de qualquer associação entre advogado/cliente.

Curitiba, 15 de setembro de 2020.

ELIAS MATTAR ASSAD

Presidente Nacional da ABRACRIM

MARCO AURÉLIO VICENTE VIEIRA

Presidente da Comissão Estadual de Direitos e Prerrogativas da ABRACRIM-SP

EDÍLSON CASAGRANDE

Vice-Presidente da ABRACRIM-SP

RODRIGO FUZIGER

Presidente da Comissão de Estudos Jurídicos da ABRACRIM-SP

X