Nota de pesar pelo falecimento do advogadoHAMILTON CARVALHIDO
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ADVOGADOS CRIMINALISTAS – ABRACRIM, vem, por meio dessa nota, comunicar pesar pelo falecimento do advogado HAMILTON CARVALHIDO ocorrido na madrugada deste domingo.
O Ministro Hamilton Carvalhido desempenhou brilhante carreira no Ministério Público do Rio de Janeiro e, por consequência do seu ofício, no ano de 1999, foi escolhido para ocupar o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça–STJ.
Naquela Corte integrou inicialmente a 1ª Turma e depois a 6ª Turma – especializada em Direito Penal. Ocupou também posição na Corte Especial e foi e foi diretor da Revista do Superior Tribunal de Justiça. Além disso,integrou o Conselho da Justiça Federal– CNJ, coordenou o Centro de Estudos Judiciários.
Em razão de seu notório saber jurídico e do gosto pelo estudofoi Presidente da Comissão de Juristas responsável pela elaboração de anteprojeto do Código de Processo Penal, criada pelo Ato nº 11, de 2008, do Senado Federal.
Após a aposentadoria, passou a exercer a advocacia privadaem escritório sediado na Capital Federal que levava seu nome. Atuou principalmente na área criminal. Nesse período, em muito contribuiu para o desenvolvimento, respeito e qualidade da advocacia criminal.
Além disso, era pessoal agradável e de conversa prazerosa. Por tudo isso fica o registro de pensar pela perda e de solidariedade à família.
Brasília-DF, 17 de janeiro de 2021
Respeitosamente,
Sheyner Ásfora
Presidente da ABRACRIM em exercício
Fernando Parente
Presidente da ABRACRIM–DF
Thiago Minagé
Presidente da ABRACRIM–RJ
Pedro França
Secretário Geral da ABRACRIM-DF