Skip links

Advogados Criminalistas se reúnem em Congresso Estadual em Mariana-MG

A ABRACRIM/MG – Associação Brasileira de Advogados Criminalistas – do Estado de Minas Gerais, promoveu, nos dias 24 e 25 de junho, o “I Congresso Mineiro dos Advogados Criminalistas em Mariana”. O encontro promoveu discussões sobre o grave momento por que passa a advocacia criminal brasileira, e também temas ligados à mineração e responsabilidades ambientais, como o acidente ocorrido no município de Mariana (MG) em outubro de 2015, de inimagináveis reflexos.

Entre os palestrantes, nomes de peso da advocacia criminal e da área jurídica em geral, como o presidente nacional da ABRACRIM, Elias Mattar Assad, que falou sobre o momento crítico da advocacia criminal brasileira. “Tudo deve ser investigado dentro das regras constitucionais. Precisamos estar vigilantes e prontos para agir contra eventuais abusos e excessos. Nada justifica imposições de vontades pessoais e violações de prerrogativas”, afirmou o advogado paranaense.

O presidente da ABRACRIM-MG, advogado Lúcio Adolfo da Silva, proferiu a Conferência Magna de abertura do Congresso, com o tema “Crítica ao Maniqueísmo na Atividade Minerária”. Ele lembrou que a cidade de Mariana foi escolhida como sede do Congresso especialmente para impulsionar a reflexão sobre a situação ambiental. “Precisamos um debate sem maniqueísmo. Não podemos esquecer que Minas Gerais é um Estado minerador e que as companhias mineradoras têm sido responsáveis pelo desenvolvimento e progresso de nossa sociedade. Não toleramos a impunidade e o protecionismo, mas também não podemos agir por impulsos nem criminalizar a atividade”, diz o advogado. Nesse sentido, o encontro pretendeu levantar propostas para evitar a repetição dos graves acontecimentos em Mariana.

Ao final do Congresso, o presidente da ABRACRIM propôs que todos dessem as mãos em sinal de força e solidariedade. “É a maior mobilização da Advocacia Criminal da história do Brasil. Parabéns, Lúcio Adolfo, presidente da ABRACRIM-MG. É Emocionante ver que todos temos os mesmos problemas e pesadelos. Com todos de mãos dadas, a ABRACRIM fará toda a diferença”, afirmou Elias Mattar Assad.

O Congresso foi promovido pela ABRACRIM/MG, com o apoio da Caixa de Assistência ao Advogado da OAB/MG – CAA/MG.
X