Criminalistas capixabas discutem condições de trabalho com presidente nacional da ABRACRIM e Comissão de Prerrogativas da OAB/ES
Advogados criminalistas do Espírito Santo se reuniram na noite da última quarta-feira, 17/08/2016, no auditório da OAB-ES, em encontro promovido pela ABRACRIM-ES – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no Espírito Santo. O encontro teve a presença do presidente nacional da entidade, o advogado Elias Mattar Assad, do presidente da OAB/ES, Homero Mafra, e do presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/ES, Glauco Reis. Os profissionais discutiram a situação da advocacia criminal no país, destacando a necessidade da defesa das prerrogativas legais da profissão.
Já em seu pronunciamento na abertura do evento, o presidente da OAB/ES, Homero Mafra, lembrou que a situação exige comprometimento total dos criminalistas. “É momento de união da classe. Recordo que participei da fundação da ABRACRIM em Curitiba, em 1993. Agora, como Presidente da OAB/ES, convido a todos a nos unirmos na luta pela defesa das prerrogativas”. Em seguida, a presidente da ABRACRIM/ES, Ailana Tápias de Souza, alertou a todos para o momento crítico por que passa a advocacia criminal brasileira. “O projeto ABRACRIM nacional restaurou, para os criminalistas brasileiros, a esperança de dias melhores. É mais que uma união, é uma questão de sobrevivência nacional e restauração de equilíbrio constante no nosso direito posto”.
A Ouvidora Estadual da ABRACRIM/ES, Francesca Avanza Ramos, destacou que a entidade tem também a missão de buscar o resgate do respeito à profissão. “O que mais nos motiva e nos orgulha a trabalhar com e pela ABRACRIM é o espírito e foco na apresentação de propostas para soluções e melhorias para a Advocacia Criminal e sociedade como um todo, não se limitando apenas a apontar as dificuldades encontradas em nosso caminho no exercício da advocacia”.
Entre as lideranças que fizeram uso da palavra destacam-se: Manoela Soares, Fernando Admiral, Rodrigo Paiva e Graciete da Hora, membros do Conselho Gestor da ABRACRIM/ES, que apresentaram um vídeo com as principais realizações da ABRACRIM no Estado do Espírito Santo, enfatizando a importância da união da classe. As advogadas Karla Cecília Pinto e Josete Lisboa, que recentemente protagonizaram situações em que tiveram seus direitos aviltados no exercício da profissão, foram ao evento para agradecer a entidade pelo trabalho realizado para elas para assegurar as suas prerrogativas. Também compareceram ao evento o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/ES, Glauco Reis, e o também membro da Comissão de Prerrogativas da OAB/ES, Ricardo Pimentel. Membros do Conselho Gestor da ABRACRIM/ES, como os advogados João Lucas do Espírito Santo e Douglas Simonetti, também marcaram presença.
O Presidente nacional da ABRACRIM, Elias Mattar Assad, promoveu, durante o evento, a entrega das primeiras carteiras de associados da ABRACRIM/ES. Ele exaltou os esforços de todos os componentes da entidade, externando que o Espírito Santo é um dos Estados em que os colegas criminalistas mais se empolgaram com o projeto nacional da ABRACRIM. “Seremos aliados da OAB/ES na difícil luta na defesa das prerrogativas e do respeito ao exercício da profissão”, afirmou. Mattar Assad revelou ainda que está em fase de conclusão um projeto, em conjunto com a OAB Estadual, de organização de um grande encontro no próximo ano em Vitória (ES).