Advogados criminalistas de todo o país comemoram o dia dedicado à profissão
Evento em Porto Velho (RO) deverá reunir mais de uma centena de advogados
Pela primeira vez na história da advocacia criminal brasileira, profissionais da área estão mobilizados em todo o país para celebrar a data de 2 de dezembro, considerada o Dia do Advogado Criminalista. A ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, com suas representações estaduais, está promovendo eventos em todos os estados da União para despertar o sentimento de classe nos profissionais, refletindo sobre suas condições de trabalho.
Para o presidente da ABRACRIM nacional, o advogado Elias Mattar Assad, é emocionante ver a mobilização total dos criminalistas de todo o país. “O advogado criminalista sempre pensou nos outros e nunca teve tempo de lutar por ele mesmo. Agora, com a ABRACRIM cada vez mais forte, temos uma Associação pronta para articular esforços de todos e lutar pelo respeito à profissão, pela dignidade de nosso trabalho, pelo tratamento respeitoso aos advogados e, em última instância, pelo cumprimento da lei e pelas garantias dos direitos de cada cidadão”, afirmou o presidente. “É a primeira vez que nos unimos de Norte a Sul do país para mostrar à sociedade a força que temos”, completou.
Os advogados criminalistas têm acompanhado de perto e com preocupação os assuntos que vêm movimentando a vida pública do país. De acordo com a ABRACRIM, a sociedade vem sendo manipulada pela forma como os assuntos têm sido expostos, com aparências de combate à corrupção, mas aviltando direitos fundamentais do cidadão. Foi assim com a aprovação, pelo Supremo Tribunal Federal, da possibilidade de expedição de mandados de prisão contra condenados em segunda instância, antes do trânsito em julgado. E tem sido assim, segundo a Associação, nas interpretações a respeito do pacote de medidas anticorrupção. “A sociedade precisa entender que seus próprios direitos estão sendo desrespeitados. Vivemos uma época de profundo desrespeito ao Poder Legislativo e endeusamento do Judiciário. Em países que todos nós admiramos, os juízes não dizem aos legisladores o que eles devem fazer. Pelo contrário! É o Legislativo que faz as leis que norteiam a sociedade. Mas aqui temos visto o contrário: a mídia parece pautar a atuação dos juízes, e os juízes determinam como o Legislativo deve agir. É uma inversão de papeis. Uma relação equivocada que dá as costas para o povo!”, analisou Mattar Assad.
O presidente da ABRACRIM nacional está em Porto Velho (RO) para a celebração do Dia do Advogado Criminalista no evento promovido pela ABRACRIM-RO – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado de Rondônia. Para o presidente estadual da entidade, é uma honra receber o líder nacional, que, segundo ele, “é a maior autoridade da advocacia criminal do país. Uma pessoa obstinada e empenhada, que nos dá orgulho e emociona”. O evento desta sexta-feira em Porto Velho deverá reunir mais de 100 advogados criminalistas e vai contar com a participação do presidente da OAB-RO (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rondônia), Andrey Cavalcante, que estava em viagem, mas retornou especialmente para o jantar dos criminalistas. Também confirmaram presença grandes nomes da advocacia e representantes de escritórios de diversas regiões do estado, o prefeito eleito de Porto Velho, Hildon de Lima Chaves, deputados federais e estaduais. “Neste momento em que o Direito vive uma verdadeira crise de identidade, é importante nos unirmos e mostrar nossa força. Vamos deixar claro que somos fortemente contrários a qualquer tipo de corrupção, mas alertar ao cidadão que não podemos aceitar as afrontas às garantias fundamentais do cidadão”, afirmou o presidente da ABRACRIM-RO, Breno Mendes.