Skip links

Atuação da ABRACRIM-PE garante respeito às prerrogativas de advogado que havia sido impedido de conversar com cliente

No último sábado, 1º de abril, um problema de desrespeito a prerrogativa de advogado fez com que a ABRACRIM-PE – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado de Pernambuco – precisasse se mobilizar para uma atuação imediata. O advogado Rafael Nunes foi impedido de ter acesso a um cliente seu na Central de Flagrantes da Polícia Civil do estado. O caso ocorreu por volta das 20h30, quando o advogado foi atendido por um policial de nome Ivo.
Alertado pelo advogado de que a situação era irregular e que ele iria tomar providências, inclusive chamar a imprensa, o policial, em tom agressivo, disse que ele chamasse “quem quisesse, inclusive a mãe” dele. O advogado, então, acionou a ABRACRIM-PE, na pessoa de seu presidente, Emerson Leônidas, que, de pronto, designou a advogada Roselayne Nathalia, conselheira da Associação, secretária geral e membro da Comissão
de Defesa das Prerrogativas da entidade, para que agisse rapidamente exigindo o respeito às prerrogativas do advogado, que deveria ter garantido o direito de conversar com seu cliente. A advogada se dirigiu à Central de Plantão.
Depois de muita polêmica e discussão, a delegada Alcione Marques autorizou o contato pessoal e reservado do advogado com seu cliente, fazendo respeitar as prerrogativas
do advogado. A OAB-PE foi comunicada do fato e a Corregedoria da Polícia Civil de Pernambuco vai apurar o comportamento do policial, que pode ser expulso da polícia.
O caso repercutiu rapidamente, especialmente entre os presidentes, conselheiros e ouvidores da própria ABRACRIM em todo o país. O presidente da ABRACRIM-PE parabenizou a pronta atuação da advogada Roselayne Nathalia, agradecendo em nome de todos os Conselheiros. O presidente da ABRACRIM nacional, Elias Mattar Assad, em nota da entidade, ressaltou: “O problema ocorrido em Pernambuco foi resolvido em pouquíssimo tempo pela ABRACRIM-PE. Registro a emoção de ouvir aqui do Sul do País essa poesia maravilhosa da pronta defesa das prerrogativas, da dignidade e dos espaços profissionais da advocacia criminal brasileira. Parabéns, presidente Emerson Leônidas, pela prontidão. Enalteço a firmeza da colega Roselayne, uma autêntica criminalista! Em nome da ABRACRIM Nacional, nossos agradecimentos”.

X