Presidente da ABRACRIM-PA faz palestra em Seminário sobre criminologia e sistema punitivo
O presidente da ABRACRIM-PA – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado do Pará, Valério Saavedra, foi um dos palestrantes do I Seminário de Criminologia Crítica e Sistema Punitivo do Tapajós – a Onda do Encarceramento em Massa, realizado no último sábado, 27 de maio, no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, em Santarém. Ele abordou o tema “Delação Premiada: aspectos polêmicos”.
O Seminário trouxe também outros temas importantes pertinentes à advocacia criminal na atualidade, como “A descriminalização das drogas e seus reflexos no sistema penitenciário: problema ou solução?”; “A audiência de custódia: garantia de direitos ou mera formalidade?”; “O Direito de Execução Penal nos Tribunais Superiores: avanços, retrocessos e perspectivas”; “Redução da Maioridade Penal: suas (in) constitucionalidades e reflexos na diminuição da criminalidade: mito ou realidade?” e “Prisão, Sistema Punitivo e a Nova Onda Neoliberal do Mercado do encarceramento: a privatização dos presídios”. Entre os palestrantes, expoentes da advocacia criminal e importantes atores do Direito, como os defensores públicos Daniel Archer França da Silva, Giane de Andrade Bubola Lima, Vinícius Toledo Augusto, José Adaumir Arruda da Silva, Elton Ribeiro da Silva, George Augusto de Aguiar Souza, Fabiano de Lima Narciso.
Para o presidente da ABRACRIM-PA, a participação no Seminário foi uma excelente oportunidade de intercâmbio com os colegas defensores públicos, especialmente neste momento em que a Associação tem trabalhado nacionalmente as ideias de maior interação com os defensores públicos, com o lema “somos todos defesa”. “Foi uma honra poder participar deste intercâmbio, com a troca de ideias e o fomento de discussões da mais alta importância para o Direito Penal nacional”, afirmou.