Dirigentes da ABRACRIM participam de Encontro Nacional das Prerrogativas, em Brasília
Acompanhados do presidente nacional, Elias Mattar Assad, dirigentes de diversos estados da ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – estão em Brasília participando de atos em defesa das prerrogativas profissionais e contra a criminalização da advocacia.
Na segunda-feira, 21 de agosto, durante todo o dia, os advogados participaram do IV Encontro Nacional das Prerrogativas, promovido pelo Conselho Federal da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Entre os temas discutidos estavam casos de comarcas sem juízes, juízes que não comparecem aos fóruns, audiências realizadas sem a presença de advogados, despreparo de conciliadores, buscas e apreensões feita em escritórios de advocacia e dezenas de situações de violação de prerrogativas profissionais. No final do dia, fizeram uma visita ao Senado Federal, para aplaudir a aprovação da lei que criminaliza a violação das prerrogativas dos advogados.
Representantes da ABRACRIM também se reuniram durante a noite em um jantar de confraternização, que contou com a presença do presidente nacional, Elias Mattar Assad, o presidente da ABRACRIM-DF, Michel Saliba, o vice Thiago Leônidas, a ouvidora Cristina Tubino, e colaboradores da entidade no DF. Destaque também para a presença da advogada londrinense Mariana Rodrigues e dos advogados cariocas Simone Fernandes e Flávio Fernandes.
Marcha
Nesta terça-feira, 22, os participantes se reuniram com a ministra Carmem Lúcia, presidente do STF – Supremo Tribunal Federal. À tarde, centenas de advogados farão a Marcha das Prerrogativas, um ato em defesa do respeito à prerrogativas profissionais.